A Rádio Unaé, espaço que integra o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, lançou no último sábado, 29 de março, a primeira edição do Programa No AR. O projeto tem como intuito apoiar, promover e fomentar a cena musical independente, dando visibilidade a artistas, coletivos e agentes culturais, ao mesmo tempo em que amplia conexões com outras partes do Estado e do país.
No AR é uma iniciativa da Gerência de Ação Cultural, em parceria com a Coordenação de Comunicação do equipamento. Com a produção de conteúdo audiovisual para streaming, o programa busca fortalecer a música independente e ampliar seu alcance, incentivando o reconhecimento e a valorização da diversidade musical local. A proposta é oferecer um portfólio audiovisual inclusivo e acessível, contemplando tanto artistas iniciantes, quanto nomes já estabelecidos. Além disso, se apresenta como uma plataforma para lançamentos de novas produções, como álbuns e projetos musicais, expandindo oportunidades para os artistas.
“A ideia inicial do programa é promover a extensão das ações em música realizadas pela Gerência de Ação Cultural, tendo a Rádio Unaé como parceira nesse processo. Nosso objetivo é criar um espaço de registro e difusão da produção musical da região, mas que também possa extrapolar as fronteiras do território, criando possibilidades para novas conexões e trocas com públicos de outros lugares”, destaca Gabriel, Gerente de Ação Cultural do CCCariri.
A primeira edição conta com a apresentação de Ermano Morais, com o show montado exclusivamente para a estreia do programa: “Aboio Para Desonerar Uma Saudade”, um pot-pourri de forrós compostos em parceria com Cleilson Ribeiro, celebrando 21 anos de encontro musical entre os artistas, que juntos escreveram mais de 30 canções. O repertório do programa inclui seis músicas e declamações. A banda que acompanha Ermano é formada por Ranier Oliveira (sanfona), Batista (guitarra), João Ferreira Neto (baixo), Flauberto Gomes (zabumba) e Vinícius Pinho (percussão).
Pernambucano por nascimento, Ermano foi adotado pelo Cariri cearense e considera a região sua segunda casa. Suas composições foram gravadas por nomes importantes do forró, como Santana O Cantador, Flávio José e Fábio Carneirinho.
Para Ermano Morais, a oportunidade de inaugurar o programa é motivo de grande satisfação:
“Uma alegria imensa, um momento maravilhoso na minha vida. Essa oportunidade que a Rádio Unaé, no programa No AR, nos concede de celebrar 21 anos de parceria entre mim e o poeta Cleilson Ribeiro. Muitas composições feitas ao longo desses anos, muitas poesias confeccionadas, e agora encontramos um espaço como esse, com uma produção impecável e profissionais de primeira linha. Gratidão. Esse trabalho vai circular a partir daqui, e muita gente terá a oportunidade de conhecer o nosso som.”
O programa No AR está disponível no canal do YouTube do Centro Cultural do Cariri. Confira agora!
Serviço
Programa No AR – Youtube do Centro Cultural do Cariri
Acesse em: https://youtu.be/7UwQgOvQPwM
Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato, Ceará
Fonte: Ascom CCC | Foto: Samuel Macêdo