O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA) deverá receber mais 25 fósseis de insetos recuperados após ação do Ministério Público Federal (MPF). As peças são originárias da Chapada do Araripe, levadas clandestinamente para o Reino Unido.
O material era anunciado para venda em um site especializado na comercialização de rochas e fósseis.
Os fósseis chegaram no Brasil na semana passada, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. Eles serão transferidos para o Museu, que fica em Santana do Cariri. O material foi recuperado após denúncia anônima de uma pesquisadora ao Ministério Público Federal.
O diretor do Museu, Professor Allysson Pinheiro, afirma que as informações sobre as peças ainda serão repassadas ao Museu do material repatriado.
Esse material está avaliado em quase 600 mil euros (cerca de R$ 4 milhões, pelo câmbio atual) – dada a raridade, o interesse científico e a qualidade de preservação. A legislação brasileira proíbe a exploração e venda de fósseis brasileiros, vedando também a extração, comercialização, transporte e exportação desse tipo de material sem a prévia e expressa autorização do governo brasileiro.
Fonte e foto: Ascom URCA