Edit Template

Zunido – 1º Festival de Pífano do Cariri acontece entre os dias 8 a 11 de maio em Crato e Juazeiro do Norte

Pífano, Pífaro ou Pife, como é mais conhecido, é um dos instrumentos mais emblemáticos das tradições populares do Cariri cearense e do Nordeste. Presente em todos os estados da região e hoje, se espalhando cada vez mais pelo Brasil, o pife é um verdadeiro patrimônio da cultura. Os grandes detentores desse legado e responsáveis por manter viva essa rica tradição até hoje, têm vários nomes:  Bandas de Pífanos, Bandas de Pife, Zabumba, Terno de Pife, Carapeba, Esquenta Mulher, Banda de Couro e no Ceará, as Bandas Cabaçais. Para celebrar a beleza e a grandeza da cultura musical do estado, nasce o Zunido- 1º Festival de Pífano do Cariri. Nos dias 8 a 11 de maio de 2025, o Zunido, traz em sua programação oficinas, rodas de conversa, shows musicais, lançamentos de livros, palestras e encontros criativos. 

A programação itinerante estará dividida em quatro dias, passeando entre equipamentos culturais e universidades, como: o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo- CCCariri, Centro Cultural Banco do Nordeste- CCBNB Cariri e a Universidade Federal do Cariri- UFCA. O idealizador do projeto, o cantor, compositor e pifeiro, Luciano Brayner, iniciou o seu processo de estudos do pife com o músico e professor Egildo Vieira, em Recife, em 2000, na extensão da Universidade Federal do Pernambuco-UFPE e desde lá virou um entusiasta do instrumento e das Bandas de Pífanos. 

“Antes de chegar ao Cariri, há 22 anos, eu já conhecia um pouco sobre a história do pife e já dominava o instrumento. Já havia assistido alguns pifeiros e algumas bandas de pífano em Recife e já atuava com o pife no meu trabalho artístico. Sabia da grande concentração de pifeiros e bandas de pife no agreste pernambucano, na cidade de Caruaru e em seu entorno, e que a região do Cariri, também, se configurava como um outro grande pólo de concentração dessas manifestações. Tanto lá, no agreste pernambucano, como aqui, na região do Cariri, existe uma grande quantidade de bandas, algumas ultrapassando os 100 anos de existência e atividade”, afirma Luciano, que iniciou o processo de concepção do Zunido como uma forma de valorizar e reverenciar a cultura do pife e as bandas de pife, expressão cultural de maior importância para a região do Cariri e para o Nordeste.

Os equipamentos culturais são importantes para construção do festival, a gerente executiva do CCBNB Cariri, Yvanna Kelly, fala sobre a importância da parceria, “É uma grande satisfação poder apoiar e contribuir com a feitura da primeira edição deste Festival que já nasce prenunciando sua vida longa para festejar e enaltecer a cultura do pife, tão vibrante no cariri cearense. As ações diretamente apoiadas pelo CCBNB serão ações formativas, oficinas de construção de pífanos, lançamentos de livros e rodas de conversa. A nossa expectativa é que o Festival movimente a cadeia produtiva e que promova boas experiências e trocas, fortalecendo ainda mais essa expressão cultural no nosso território.”

Rosely Nakagawa, diretora do CCCariri, também comenta sobre as expectativas da instituição para a programação: “O Festival Zunido resgata e atualiza a importância e atualidade deste instrumento tradicional que é o pífano. O pífano se mesclou aos instrumentos dos povos tradicionais e ainda hoje se faz presente nas bandas ao lado das cabaças, zabumba, caixa surdo e prato, sendo indispensáveis nos festejos populares. É sempre uma felicidade o Centro Cultural do Cariri poder fortalecer realizações que se voltam a salvaguarda da cultura de tradição, reconhecendo-a junto à comunidade e compartilhando com o mundo afora.”

O Zunido – 1º Festival de Pífanos do Cariri é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos provenientes da Lei Complementar 195/2022. Conta também com a parceria do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (CCCariri), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte; da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, também equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar; do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri); da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA); da Secretaria de Cultura do Crato; da Secretaria de Cultura de Missão Velha; e da Secretaria de Cultura de Barbalha.

A programação do Festival é totalmente gratuita, ela será divulgada na íntegra no instagram @festivalzunido 

Serviço  

Zunido- 1º Festival de Pífanos do Cariri

Data: 8 a 11 de maio de 2025 

Locais: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo- CCCariri, Centro Cultural Banco do Nordeste- CCBNB e Universidade Federal do Cariri- UFCA

Fonte e foto: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Siga-nos

© 2025 Comenta Cariri. Todos os direitos reservados.